primeira página

Em gabinete itinerante, Mapa discute demandas da pecuária brasileira em Uberaba

Horário de postagem:2024-04-28 08:36:41

Na primeira audiência itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com representantes do setor produtivo, o ministro Carlos Fávaro e os secretários da pasta estiveram neste sábado (4) na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, em Uberaba (MG), para ouvir as principais reivindicações e debater soluções.

Segundo o ministro, esta foi a primeira de muitas reuniões que serão realizadas pelo Mapa em diversos locais do país para colher as demandas do setor e implementar como políticas públicas no Ministério. “Temos que construir pontes, respeitando as posições divergentes. Mas todos aqueles homens e mulheres produtores que querem construir um futuro melhor para o agronegócio terão as portas abertas no nosso governo para que possamos fazer esse setor cada vez mais forte e sustentável”, disse Fávaro. 

Em gabinete itinerante, Mapa discute demandas da pecuária brasileira em Uberaba

Após o primeiro encontro com as entidades, os secretários do Mapa realizaram audiências para tratar dos temas específicos de cada área. As cinco secretarias do Mapa estiveram presentes: o secretário-executivo, Irajá Lacerda; o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart; O secretário-adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda.

Em gabinete itinerante, Mapa discute demandas da pecuária brasileira em Uberaba

Sustentabilidade

Em gabinete itinerante, Mapa discute demandas da pecuária brasileira em Uberaba

Os representantes da ABCZ apresentaram ao Mapa o programa Integra Zebu, que tem como objetivo propor e divulgar soluções para intensificar a produção das pastagens brasileiras. Segundo o ministro, a proposta está plenamente alinhada com a política do Mapa. “Vai ao encontro daquilo que propusemos no plano de governo do presidente Lula para a agropecuária brasileira, que é transformar a pecuária de baixa produtividade em uma agricultura de alta produção”. 

“Durante muito tempo, por desconhecimento e informações incorretas, o agronegócio recebeu críticas injustas no Brasil e no mundo. Fato que hoje amplia o debate sobre a sustentabilidade, tão evidente nos últimos meses com a expectativa das transições do governo”, disse o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Também participaram do evento o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o presidente da Faemg, Antonio Pitangui de Salvo; o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária de MG, Marcílio Magalhães, e os deputados federais Zé Silva e Samuel Viana.

    Classificação superior

    Apenas olhando por aí